sexta-feira, 13 de março de 2009

Who watches the Watchmen?



WE DO!

Hmm, hmm, Watchmen foi uma surpresa deliciosa. Aliás, esse verão todo foi uma surpresa deliciosa...

Mais uma adaptação de graphic novels pro cinema. Partindo do pressuposto que Graphic Novel não é gibi (gibi pra mim é Turma da Mônica, desculpem), essa é a quarta, precedida por V de Vingança, Sin City e 300. Todas excepcionais, por sinal.

Mas Watchmen foi surpreendente. Primeiro que eu cheguei no cinema sem saber nem se era Marvel ou DC, mas depois vi que produtora não importava. Ainda assim, o filme mantém em boa parte o tom sombrio que domina a DC Comics em geral. Vide Batman.

Watchmen é um filme verdadeiramente longo, o que poderia ser um defeito; acontece que você é absorvid@ totalmente pela trama e mal nota a demora. Poucos filmes longos têm essa qualidade (vide O Retorno do Rei e NÃO vide Ben-Hur).

Como eu não li a graphic novel (ainda), eu pude ter uma idéia da história de alguns dos personagens e entender o universo Watchmen. Ouvi comentários confusos sobre o universo paralelo (mas não tão paralelo assim), mas né... tem que pensar um pouquinho pra entender.

Como adaptação, parece ter ido muito bem sim. Como o diretor é o mesmo de 300, o storyboard do filme era a graphic novel. Soube inclusive que cenas vindas de fora da trama foram desenhadas pelo artista original, Dave Gibbons, para ver como ele teria concebido a idéia.

Editando: esqueci de comentar que, do mesmo modo que em 300, a trilha sonora se integra ao filme de um jeito bastante marcante. Eu quero, eu quero. Amo trilhas sonoras de filmes. :B~

Adorei a idéia de heróis humanos. Dá verossimilhança pra um universo paralelo que depende de um só homem: Dr. Manhattan.

Achei interessante como ele aparece pelado quase o filme todo e na platéia do cinema ninguém esboçou reação a isso (em contraste com meras menções de nudez em Tróia, nas quais o público ensandecia). Em seguida entendi o motivo: bom, Watchmen foi indicado para maiores de 18 anos. Bonito né. Na Globo todo mundo vê mulher nua, mas homem não. Por que isso? Algumas coisas não fazem sentido em relações de gênero. Mulher pode virar objeto e/ou ser ridicularizada em público amplo aparecendo nua (ou quase), mas homem não. ¬¬

Aliás, lamento informar que o Dr. Manhattan foi completamente criado em CGI. Seu rosto e movimentos vieram do ator Billy Crudup. Deus quisesse que ele fosse tão perfeito quanto o Manhattan, mas né... nem tudo é como a gente quer.

Acho que o personagem com o qual eu mais me identifiquei foi... nenhum. Haha. Watchmen não peca por isso, mas também não se assemelha a outras obras por isso. Por exemplo, X-Men é altamente identificável, apesar de ninguém aqui ser mutante. Pode ser pelo fato de todos serem politicamente incorretos em algum nível, ou por poucos confessarem que em algum ponto da vida já tiveram impulsos de Rorschach. Eu já tive.

Tim Absath disse que Watchmen elogia adequadamente a graphic novel. Depois de le-la eu volto no assunto e digo se concordo com ele ou não.

Nenhum comentário: