domingo, 25 de abril de 2010

Alguém lembra o que é censura?

Esse post é outra resposta, dessa vez ao famoso e intocável (afinal, ele é da Globo) blog do Kibeloco, no post 'Mais do mesmo' que menciona a retirada da vinheta de 45 anos da Globo do ar porque é tendenciosa à campanha Serra.

Disclaimer: eu adoro Kibeloco e vou lá toda semana. De lá tiro boas risadas e algumas piadas que eu reproduzo com frequência. Mas a la Danilo Gentili, mesmo que eu goste de algo e tenha motivo pra falar mal, eu vou falar. Ele nem vai ler mesmo...

No post do Sr. Kibe, Marcelo Tabet, uma das frases é c) Censura: a gente vê por aqui. e foi aí que eu me incomodei.

Gente, alguém aí lembra o que é censura? De verdade?

Censura de verdade não fazia apenas uma reclamação, seja ela pela mídia ou por um órgão legal como o Ministério Público. Censura é algo ARBITRÁRIO. Censura era comprar LP do Legião Urbana com a faixa de Faroeste Caboclo ARRANHADA pra não ser ouvida. Ninguém reclamava ou pedia pra tirar, a coisa só aparecia tampada, arranhada, escondida, e aí sim, com todas as letras, CENSURADA.

Então por favor, gente. MENOS.

Um comentário:

lola aronovich disse...

Pois é, o pessoal confunde crítica com censura. Parece que só a mídia pode criticar o governo. Se o governo critica a mídia (não que este foi o caso no episódio da campanha 45 anos), é censura. Liberdade de expressão só vale quando vem de um lado. Lindo, isso.