sábado, 15 de março de 2008

Pense comigo, leitor.



Nesta bela noite, estava eu na Wikipédia pesquisando sobre os grandes nomes do Romantismo na literatura em inglês, e no meio do artigo, me deparo com a seguinte frase:

"Em segundo lugar, os alemães procuraram renovar sua literatura através do retorno à natureza e à essência humana, com assídua recorrência ao 'Pré-Romantismo extra-oficial' da Inglaterra. Esses escritores alemães formaram o movimento Sturm und Drang (tempestade e ímpeto), (...)"
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo#Romantismo_na_Literatura

Whoa, peraí. Sturm und Drang? Não sei por que, mas imediatamente eu pensei em realizar as seguintes operações com esse termo (me acompanhe, leitor):

1. Remover o UND = STURM DRANG
2. Trocar o ST do início pelo D do final = DURM STRANG
3. Juntar tudo = DURMSTRANG

SIM, leitor, Durmstrang! *explosões de cientista maluco* SIM! A escola de magia do leste europeu, de dentro dos livros/filmes Harry Potter! (Eu nem deveria dizer leia/vide Harry Potter E o Cálice de Fogo para maiores informações, mas vá lá.) Provavelmente, J.K. Rowling pensou nisso também. Afinal, de onde ela tiraria um nome como Durmstrang?

Pense novamente comigo, leitor: Sturm und Drang significa Tempestade e Ímpeto. Nada que definisse melhor nossos meninos, tendo Viktor Krum como o mais famoso deles. Vai, vai, faz sentido.

É, a Rowling é muito esperta. *curva-se* Mas aos poucos a gente vai entendendo o processo criativo dela... ou viajando em cima do processo criativo dela... vai entender.

2 comentários:

J. disse...

Realmente, isso faz todo o sentido. [Inserir emoticon de "oh meu deus"]

Kaio Assis disse...

Poxa, muito boa a descoberta. Ela é muito esperta, mesmo.