Um lindo romance, o último escrito pela grande Jane Austen. Você já ouviu falar nela, ou já viu algum filme baseado em sua obra, como Razão e Sensibilidade, Emma, Mansfield Park ou Orgulho e Preconceito. Ou ainda As Patricinhas de Beverly Hills, que é uma adaptação de Emma. Sim, pasme, é.
Não é um romance para menininhas ou senhoras. É um livro para todos, pois fala de muito mais coisas do que casamento - a primeira (e mais superficial) análise de Austen leva a crer que são livros sobre casamento. Austen critica sua época, é uma das bases literárias em ficção para o Feminismo, faz comédia de costumes como poucos, e é considerada a segunda escritora mais importante da Inglaterra - somente atrás de Shakespeare.
Nesta obra, Austen mostra as ironias de seu tempo, e de suas nuances. Casamentos arranjados, posições sociais, criação de títulos de nobreza, o crescimento da burguesia e o declínio da aristocracia. E principalmente, a posição das mulheres em todos esses movimentos.
Tudo tem suas nuances: Sir Elliot e sua vaidade, Elizabeth e sua vaquice, Mary e sua superficialidade, Frederick, oh, Frederick... O problema - e o objetivo desse post - é na verdade a alteração do elenco do filme. Sim, seria bem mais caro; mas seria bem mais adequado. E lá vamos nós.
Helena Bonham Carter (Anne Elliot): Tão diferente de seu pai, tão parecida com sua mãe, tão diferente das irmãs, e não apenas em aparência: Anne é forte, culta, e muito mais. Helena Bonham Carter apareceu na minha cabeça no momento em que li a descrição de Anne Elliot.
Hugh Jackman (Captain Frederick Wentworth): Levei 22 capítulos para ver Fred Wentworth, e seu rosto tinha o rosto do Wolvi. Olhe a imagem ao lado, retirada de Kate & Leopold, e não será necessário mais nada.
Kate Winslet (Mary Musgrove): Já em figurino, essa foi outra que eu visualizei na primeira cena reclamona. Kate Winslet reclamando é sempre algo agradável de se ver.
Emma Thompson (Elizabeth Elliot): Elizabeth deve ser poderosa, bonita, a única que pode persuadir Sir Elliot de qualquer coisa. E alguém que conseguiu manter Kellynch-hall em ordem depois da morte de Lady Elliot, também tendo sucesso similar em Bath. Tinha de ser Emma Thompson.
Hugh Grant (Mr Elliot): Eu sei que tem uma carga de Bridget Jones aqui, mas ele seria um excelente falso e miserável filho da mãe. E lindo. Por orgulho da Anne, eu sempre quis que todos os seus pretendentes fossem lindos. E ele seria um rival interessante para Jackman, pois muita gente diverge entre os dois.
Jonathan Rhys Meyers (Captain Benwick): Odiei o ator do filme de 1995. O Benwick não pode ser gordo ou feio, de jeito nenhum! Quero um Benwick jovem, deliciosamente lindo, com feições delicadas e olhos azuis hipnotizantes. E que possa retratar um sensível capitão de coração partido, afogado em Byron.
Fiona Shaw (Mrs Croft): Um dos acertos no elenco da versão de 1995, tem a Tia Petúnia como a Sra Croft. Fiona Shaw é uma excelente atriz, e foi uma excelente escolha.
Bom, esse é meu elenco decidido. Concordem, discordem, adicionem outros atores a outros papéis, à vontade.
quarta-feira, 30 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário