terça-feira, 22 de janeiro de 2008
...Ennis, I swear...
Heath Ledger (1979-2008)
Meus pêsames a você, leitor. O maior ator de sua geração não está mais aqui. Heath Ledger foi encontrado morto em seu apartamento em New York, esta tarde. Ele deixa duas ex-esposas e uma filha de dois anos (com a atriz Michelle Williams, a Jen de Dawson's Creek).
421 Broome Street - SoHo, apartamento 5A. Cerca de 15h em NY. A masssagista chegou pra trabalhar nele, a empregada chamou, ninguém respondeu. Elas abriram e o encontraram inconsciente em seu quarto. Havia pílulas na mesa de cabeceira, e estão investigando do que elas são. O que importa é que o maior ator de sua geração está morto.
Heath Ledger, australiano, 28 anos. Ator desde a adolescência na Austrália, foi revelado ao mundo em 1999 com o teen pop 10 Coisas que Odeio em Você, com Julia Stiles.
Ainda em 99, passou de bad boy de high school a guerreiro americano teimoso, em O Patriota. Sim, ele é um dos 200 filhos de Mel Gibson, no caso, o mais velho.
Voltando mais no tempo, virou um ninguém medieval que resolve mostrar que nobreza não vem de um título, em Coração de Cavaleiro (2001). Um dos meus favoritos.
Ironia ou não, ele também interpretou em 2001 um suicida (existe uma possibilidade de ele ter cometido suicídio), no premiado A Última Ceia. Halle Berry e Billy Bob Thornton são mais lembrados neste filme.
Em 2002 saiu um dos filmes de época que eu mais gosto, Honra e Coragem, onde ele representa um oficial do exército britânico que aprende a ser um guerreiro muito depois da formatura.
2003: Ned Kelly. Muito bom filme, com Orlando Bloom. Ledger era o próprio Ned Kelly, e liderou uma revolta. A maioria de seus filmes foram de reconstituição de época, o que dá muitas faces a uma só pessoa. Pra mim, atores bons são atores versáteis. Vide Johnny Depp para maiores informações.
No mesmo ano saiu O Devorador de Pecados, que é um filme polêmico e muito interessante sobre uma ordem dentro da Igreja Católica.
2005 parecia ser o início do auge. Brokeback Mountain já veio chutando tudo, com uma trilha sonora excelente, um enredo muito bom... e um casal de cowboys gays. O filme é excelente, deixe sua pontinha de homofobia de lado. A atuação do Heath em particular me deixou triste por uma semana inteira depois de ver o filme, porque todos acabam sozinhos. "...Jack, I swear..."
Candy saiu no mesmo ano, mas eu não vi. Ele interpreta o marido de uma viciada em heroína.
Casanova também é de 2005, e é uma delícia. Literalmente. Ele se rendeu a um filme leve e divertido, onde a sua aparência física é bem explorada.
Dogtown: 2005. Não vi também, mas tem a ver com skate. Nem sabia que era com ele.
Os Irmãos Grimm (2005) é uma maravilha! Outro filme leve, saído dos nossos sonhos de infância, e o Heath faz o papel do irmão que acreditava. Também tem Matt Damon no elenco.
I'm Not There saiu ano passado, e ele faz o papel do Bob Dylan. Acho que nesse ponto da trajetória, todo mundo já sabia que ele era bom ator e que podia segurar rojões maiores. Bob Dylan é um papel forte... mas eu não vi o filme ainda.
No meio desse ano Batman: Dark Knight chega aos cinemas. E Heath Ledger é simplesmente o Coringa. E não é o joker, o palhaço. Pensem comigo: Heath Ledger é o único ator que consegue usar os mesmos sapatos de JACK NICHOLSON, e fazer uma versão mais jovem do Coringa. E o Jack é o cara, não tem como ser melhor do que ele.
...Um dia, ele poderia ter sido um Jack.
Que pena, que pena. Temos telas menos interessantes pela frente...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário